As mudanças provocadas pelo surto da Covid-19 no comportamento dos consumidores se refletiram nas estratégias de marketing digital das empresas. E essas transformações serão as tendências de 2021.
A pandemia do Coronavírus provocou diversas mudanças nos hábitos e no comportamento dos consumidores em relação à jornada de compra. Com o isolamento social, o comércio eletrônico se tornou mais presente na vida das pessoas. De acordo com um levantamento feito pela plataforma NZN Intelligence, 71% dos brasileiros aumentaram o volume de compras on-line após o início da pandemia. Além disso, uma pesquisa da empresa Deloitte apontou que 63% dos consumidores vão contar mais com tecnologias digitais a partir de agora.
Com essas mudanças, estar presente no digital se tornou essencial para as empresas que buscam relevância. Porém, mais do que marcar presença no universo on-line, é preciso entender como o marketing digital funciona para desenvolver as melhores estratégias pós-pandemia.
A seguir algumas tendências para o marketing digital em 2021:
Marketing 5.0
As mudanças provocadas pelo vírus aceleraram a próxima tendência do marketing, denominada por Philip Kotler como “Marketing 5.0”. É uma tendência que busca o lado emocional dos consumidores, apoiando valores humanos como justiça, responsabilidade social e ambiental, e envolvendo os usuários de forma a convertê-los em embaixadores da marca.
Remarketing
O remarketing consiste em exibir conteúdos e anúncios do Google Ads para usuários que demonstraram interesse em algum produto ou serviço anteriormente. É uma estratégia para aumentar as vendas que continuará em alta, já que atinge pessoas que já revelaram interesse no produto.
Estratégias de fundo de funil
Em um funil de vendas, as estratégias para o fundo do funil são as mais agressivas, pois é o momento de decisão da compra. É preciso focar na qualificação e conversão, no convencimento de compra. A tendência para essas estratégias é a construção de conteúdos relevantes, como cases de sucesso, blog corporativo, webinars e cursos sobre como usar o produto.
Marketing humanizado
De acordo com o Sebrae, estima-se que o marketing humanizado possa aumentar as vendas em até 3,5 vezes. É uma tendência que impulsiona uma empatia com o consumidor, permitindo compreender melhor o processo pelo qual o usuário passa e resultando em uma maior assertividade nas ações realizadas pela empresa.
Branded Content
O Branded Content, que estabelece uma conexão mais estreita e afetiva com o público, pode ser o diferencial para empresas de varejo criarem conexões mais duradouras com o consumidor. Em entrevista ao Labfin/Provar, a consultora de estratégia de marketing e negócios, Líris Gonçalves, disse acreditar que as marcas que criarem campanhas emocionais alinhadas às necessidades e aos valores do público-alvo hoje ficarão na memória para sempre.
Full Marketing
Com a crise causada pela Covid-19, as empresas passaram a ter que alcançar o seu cliente de maneira mais eficiente, de preferência com um bom parceiro de marketing digital, e as agências full service têm se destacado neste cenário. Essas agências oferecem um amplo quadro de soluções integradas, sem que o cliente necessite contratar diversas agências diferentes com o mesmo propósito.
Automação de marketing
Para 2021, a tendência é que haja novas tecnologias que permitirão uma melhor customização da publicidade, como direcionar as ações de um cliente em potencial com mensagens econômicas e altamente personalizadas. Além de se relacionar com o cliente, a automação pode ajudar a empresa a vender mais e a otimizar o tempo da equipe.
Todas as abordagens, técnicas e tendências que estão no mercado já estão sendo utilizadas, adaptadas ou aprimoradas pela agência de marketing Digimax Brasil. Em se tratando de novidade, boa estratégia e tudo o que tem de novo para acontecer, o time de sucesso da agência já está a par e implementando tudo em seu escopo de trabalho.
Website: https://www.digimaxbrasil.com.br/
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