Maringá, PR 21/12/2020 – Antes o consumidor chegava na loja para receber as informações, hoje ele chega sabendo as marcas, características do modelo e até o preço.
O Natal está chegando e traz altas expectativas para os comerciantes. Por mais que 2020 tenha sido um ano atípico e difícil para muitos brasileiros, isso parece não ter afetado muito o espírito natalino das pessoas. Em uma pesquisa realizada pela empresa de mídia programática Teads, em parceria com a Netquest, 82% dos entrevistados disseram que pretendem comprar presentes no Natal. O economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, disse em entrevista à Revista Brasil que, mesmo com a pandemia, a expectativa é que neste mês de dezembro o comércio esteja no mesmo nível de 2019.
Ao mesmo tempo que as compras pela internet aumentaram (uma pesquisa da Ebit/Nielsen indicou que 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online este ano), uma pesquisa realizada pela Rakuten Advertising mostrou que 45% dos brasileiros vão dar preferência para negócios locais nas compras de fim de ano. Segundo o Melhor Envio, as compras de Natal nos e-commerces são mais fortes na primeira quinzena de dezembro. Depois desse período, as pessoas ficam com receio de que as compras não cheguem a tempo.
Por isso, tanto para quem tem loja física quanto para quem tem loja virtual, investir em marketing digital neste período é essencial. Douglas Cardoso, sócio-fundador da agência Digimax Brasil, explica que, mesmo que um consumidor faça compras em lojas físicas, é muito provável que ele dê uma espiada no Google primeiro. “Antes o consumidor chegava na loja para receber as informações, hoje ele chega sabendo as marcas, características do modelo e até o preço. É durante essa busca que as empresas podem aparecer e se colocarem como opção.”
O especialista explicou que, para as empresas locais, podem ser feitas campanhas de chamada, campanha para o WhatsApp e campanha de visita à loja. “Além disso, é possível direcionar a campanha por raio e o orçamento pode ser adaptado para negócios locais, incluindo faixas de horário, como por exemplo, uma pizzaria ou lanchonete. Enfim, tem uma solução disponível para cada negócio.”
Cardoso ressalta que 75% da tomada de decisão de compra dos consumidores está atrelada ao criativo, algo que as ferramentas não fazem. O especialista frisa também que existem mais de duas mil opções de segmentações e que o trabalho vai muito além de apertar o botão de impulsionar. Por isso, contar com profissionais especializados é fundamental. “Costumo dizer que as grandes empresas têm a opção de ir para o marketing digital, para as pequenas e médias isso é obrigatório para sobrevivência e expansão”.
Website: https://www.digimaxbrasil.com.br/
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