Categories: Corporativas

Cirurgiões buco-maxilo-faciais alertam para casos de câncer bucal durante a pandemia

São Paulo, SP 16/3/2021 – O diagnóstico precoce é fundamental. Uma lesão na boca ou lábio que persista por mais de 15 dias deve ser avaliada por um cirurgião buco-maxilo-facial

Homens são quatro vezes mais propensos à doença por fumarem e ingerirem mais bebidas alcoólicas do que as mulheres

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) faz uma campanha de conscientização para a população pela passagem do Dia Mundial da Saúde Oral, comemorado em 20 de março. Uma série de posts de orientação sobre a doença está programada pela entidade.

Segundo dados levantados pelo CBCTBMF, a incidência do câncer bucal é maior em homens, pois eles buscam menos atendimento precoce que as mulheres, além de fumarem mais e ingerem mais bebidas alcoólicas. Em 2019, dado mais recente disponível, morreram 6.565 homens por câncer de lábio, cavidade oral e faringe (78,3%), enquanto as mulheres representaram 1.815 mortes pela mesma doença (21,7%). “O diagnóstico precoce é fundamental em qualquer câncer, por isso, uma lesão na boca ou lábio que persista por mais de 15 dias deve ser avaliada por um cirurgião buco-maxilo-facial”, orienta o diretor cientifico da entidade, Rogério Belle.

Segundo ele, só assim é possível identificar uma lesão com potencial cancerígeno e o rápido tratamento. “O diagnóstico precoce, por causa do tempo de evolução da doença, tem melhor prognóstico de cura. Já o tardio, sempre implica em menor expectativa de vida e baixa chance de tratamento com êxito. É uma lesão de alto risco de morte quando não diagnosticada e cuidada precocemente. O câncer de boca deve ser levado a sério pela população, mesmo durante a pandemia”, alerta o especialista.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a estimativa de novos casos de câncer de boca, em 2020, foi de 15.190, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres.

Fatores de Risco

Um dos principais fatores de risco para o câncer de boca é o tabagismo. Segundo o presidente do CBCTBMF, Marcelo Marotta Araújo, o fumante tem maior probabilidade de desenvolver câncer de boca e de faringe do que o não fumante e quanto maior o número de cigarros fumados, o risco fica potencializado.

Outros fatores são o consumo regular de bebidas alcoólicas; a exposição ao sol sem proteção, que representa perigo para o câncer de lábios; o excesso de gordura corporal e a exposição a certos produtos como amianto, poeira de madeira, poeira de cimento, fuligem de carvão, solventes orgânicos, agrotóxicos entre outros.

“O cirurgião buco-maxilo-facial está incluso na equipe como aquele que faz, muitas vezes, o diagnóstico precoce. É ele quem encaminha o paciente para a equipe médica de cirurgia de cabeça e pescoço e/ou oncologia e, em várias situações, compõe a equipe de reconstrução da mandíbula e da face”, conclui Marotta Araújo.

Website: https://www.bucomaxilo.org.br/

    Recent Posts

    Nova Energia completa 15 anos no mercado livre de energia

    A Nova Energia celebra em setembro 15 anos de atuação, marcando uma trajetória no mercado…

    24 minutos ago

    Pink Floyd Eclipse Chega em São Paulo com Espetáculo Audiovisual

    No próximo dia 28 de setembro, sábado, às 20h, o Teatro Bor, em São Paulo,…

    2 horas ago

    SNEGG promove ações de gentileza e generosidade pelo Brasil

    Criada em 2022 pela plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG), a Semana Nacional…

    3 horas ago

    BATEKOO será o único festival a receber o show “Icarus” de BK’; ingressos à venda

    A apresentação, que promete impactar o público, terá cenografia inspirada nos Arcos da Lapa. Ingressos já estão…

    6 horas ago

    ONS recomenda adoção do horário de verão para aliviar sistema

    O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou em reunião do Comitê de Monitoramento do…

    6 horas ago

    Arena Radical traz diversão para São Paulo

    A Associação Brasileira de Esportes de Ação (ABEA) realizará mais uma edição da Arena Radical…

    1 dia ago