Categories: Corporativas

Aeroporto de Guarulhos instala soluções com inteligência artificial e medição de temperatura no Terminal 3

8/1/2021 –

O maior aeroporto da América do Sul investiu em tecnologia para identificar casos suspeitos de Covid-19

O Aeroporto Internacional de Guarulhos registrou crescimento de 21% na movimentação de passageiros em dezembro. Após queda de mais de 50% no número de passageiros entre janeiro e julho de 2020, a expectativa é de aumento na demanda do maior aeroporto da América do Sul. Em meio à pandemia, para garantir a segurança de passageiros e colaboradores, o empreendimento reforçou a tecnologia para as festas de final de ano.

Desde o meio de dezembro, o Terminal 3 conta com um totem de atendimento com reconhecimento facial de alta precisão para medir a temperatura dos passageiros no embarque e desembarque Internacional – que cresceu 29% no último mês. A tecnologia da fabricante Dyno tem a capacidade de atender 1200 pessoas por hora, uma média de 28.800 pessoas por dia.

O equipamento combina medição de temperatura, reconhecimento facial e inteligência artificial para respaldar o embarque e desembarque seguro antes mesmo do passageiro entrar em contato com os colaboradores da companhia aérea. A tecnologia reconhece o uso de máscara e a incidência de casos febris. O Totem Touchless é ativado por sensor de presença e não necessita de nenhum contato físico. Possui também dispensador de álcool em gel, acionado por sensor de presença, sem a necessidade de toque.

Com regras de segurança redobradas, na ocasião do reconhecimento de um passageiro ou membro da tribulação com temperatura que possa indicar um quadro febril, o dispositivo avisa o usuário calmamente sobre o resultado da medição ao mesmo tempo em que emite um alerta para a equipe do aeroporto, que está treinada para acompanhar o paciente a uma área especial onde a temperatura será aferida por um profissional da saúde. Em caso de passageiros sem uso da máscara, o sistema também emite um aviso. Caso, a suspeita de Covid-19 seja confirmada, o paciente é impedido de seguir viagem e é encaminhado a uma unidade de saúde.

Além do totem, a câmera Dyno DM60 também foi instalada no terminal 3. É integrada a um software com algoritmo de reconhecimento facial de alta precisão e desenvolvida especificamente para ambientes com alta circulação de pessoas, como metrôs, aeroportos, terminais e hospitais. O sistema tem capacidade para ler cerca de 3.600 pessoas por hora e em 24 horas realiza a medição térmica de 86.400 pessoas. Realiza calibragem inteligente e contínua para reduzir a taxa de falsos alarmes, além de triagem rápida sem contato, evitando a infecção cruzada.

Website: https://dynosecurity.com/

    Recent Posts

    Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

    Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…

    9 horas ago

    Xsolla expande liderança em desenvolvimento e inovação de jogos na APAC com novas parcerias estratégicas com a cidade de Busan e a BDAN

    A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…

    11 horas ago

    Velocity mira expansão na América Latina com a nomeação de Renata Berardocco como Diretora Geral da América Latina

    DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…

    16 horas ago

    SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário

    A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…

    17 horas ago

    China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua

    A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…

    1 dia ago