Categories: Corporativas

Aeroporto de Guarulhos instala soluções com inteligência artificial e medição de temperatura no Terminal 3

8/1/2021 –

O maior aeroporto da América do Sul investiu em tecnologia para identificar casos suspeitos de Covid-19

O Aeroporto Internacional de Guarulhos registrou crescimento de 21% na movimentação de passageiros em dezembro. Após queda de mais de 50% no número de passageiros entre janeiro e julho de 2020, a expectativa é de aumento na demanda do maior aeroporto da América do Sul. Em meio à pandemia, para garantir a segurança de passageiros e colaboradores, o empreendimento reforçou a tecnologia para as festas de final de ano.

Desde o meio de dezembro, o Terminal 3 conta com um totem de atendimento com reconhecimento facial de alta precisão para medir a temperatura dos passageiros no embarque e desembarque Internacional – que cresceu 29% no último mês. A tecnologia da fabricante Dyno tem a capacidade de atender 1200 pessoas por hora, uma média de 28.800 pessoas por dia.

O equipamento combina medição de temperatura, reconhecimento facial e inteligência artificial para respaldar o embarque e desembarque seguro antes mesmo do passageiro entrar em contato com os colaboradores da companhia aérea. A tecnologia reconhece o uso de máscara e a incidência de casos febris. O Totem Touchless é ativado por sensor de presença e não necessita de nenhum contato físico. Possui também dispensador de álcool em gel, acionado por sensor de presença, sem a necessidade de toque.

Com regras de segurança redobradas, na ocasião do reconhecimento de um passageiro ou membro da tribulação com temperatura que possa indicar um quadro febril, o dispositivo avisa o usuário calmamente sobre o resultado da medição ao mesmo tempo em que emite um alerta para a equipe do aeroporto, que está treinada para acompanhar o paciente a uma área especial onde a temperatura será aferida por um profissional da saúde. Em caso de passageiros sem uso da máscara, o sistema também emite um aviso. Caso, a suspeita de Covid-19 seja confirmada, o paciente é impedido de seguir viagem e é encaminhado a uma unidade de saúde.

Além do totem, a câmera Dyno DM60 também foi instalada no terminal 3. É integrada a um software com algoritmo de reconhecimento facial de alta precisão e desenvolvida especificamente para ambientes com alta circulação de pessoas, como metrôs, aeroportos, terminais e hospitais. O sistema tem capacidade para ler cerca de 3.600 pessoas por hora e em 24 horas realiza a medição térmica de 86.400 pessoas. Realiza calibragem inteligente e contínua para reduzir a taxa de falsos alarmes, além de triagem rápida sem contato, evitando a infecção cruzada.

Website: https://dynosecurity.com/

    Recent Posts

    Arena Radical traz diversão para São Paulo

    A Associação Brasileira de Esportes de Ação (ABEA) realizará mais uma edição da Arena Radical…

    12 horas ago

    Botucatu recebe profissionais do beach tennis no Champs Open

    O beach tennis voltará a ser destaque no interior de São Paulo durante todo o…

    13 horas ago

    A SLB e a NVIDIA colaboram para desenvolver soluções de IA generativa para o setor de energia

    A SLB (NYSE: SLB), empresa global de tecnologia energética, está ampliando sua colaboração de longa…

    13 horas ago

    Caravana da Criança atende a cerca de 2.500 mil estudantes

    O Coletivo Educação pela Arte promove a 7ª temporada da Caravana da Criança neste ano…

    13 horas ago

    Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

    A Cia. de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ), com patrocínio do…

    14 horas ago

    Botucatu recebe neste domingo, 22, o Arena Freestyle

    O final de semana será de manobras radicais na cidade de Botucatu, interior de São…

    15 horas ago